COMUNIDADE ANGU DURO

Não conseguimos nenhuma explicação convincente para essa curiosa denominação, mas ela é muito antiga, pois, a Lei Nº 472 de 31/05/1850 cita o Angu Duro como limite entre Antônio Dias e São José da Lagoa.

Embora pertencente a Antônio Dias, como está localizado bem pertinho da Vila São Sebastião, Angu Duro utiliza a infraestrutura pública oferecida pelo município de Nova Era. Suas crianças frequentam as escolas do município e a assistência médica é a mesma oferecida à vila São Sebastião. A água vem por gravidade, em mangueiras, de uma nascente próxima. A energia elétrica é da mesma época em que foi instalada na Vila São Sebastião (1983-1988).

Angu Duro se apresenta em dois pequenos núcleos: um de cinco casas (perto da rodovia) e outro de oito (situado mais ao alto). Angu Duro de baixo é constituído por apenas uma família, considerando como família as relações sanguíneas e de afinidade. São todos descendentes de Cândida Maria de Jesus em seus dois casamentos. O 1º com Antônio Moreira, nos primeiros anos da década de 1940; o 2º com José Auxílio da Silva, que já morava no local, nos primeiros anos da década de 1960. Conversamos com Maria Aparecida da Silva Pereira, casada com Rafael Lopes Pereira e filha do segundo casamento de Cândida.

Como a localidade é muito pequena, nem se pensa em construir uma igreja própria, mas existe, no Angu Duro de cima, na propriedade de Erilda, uma pequena gruta devotada a Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos habitantes, e o sonho é construir sobre ela um telhado de modo a transferir as celebrações feitas nas residências para esse local. A Catequese de Primeira Eucaristia, quando há crianças na faixa etária correspondente, acontece na Vila São Sebastião. A catequese da Crisma é feita na Baixada do Pimenta. A assistência espiritual católica é levada aos moradores 1 vez ao mês e, quando o padre não pode ir, é a ministra Maria Luzia Zacarias quem faz a celebração.

Fontes:

Maria Aparecida da Silva Pereira