COMUNIDADE DO CÓRREGO FRIO

Padroeira: Nossa Senhora Aparecida

Córrego Frio, popularmente conhecido como Corgo Frio, situa-se perto do Piçarrão, ao lado da comunidade de Bom Sossego.

O primeiro proprietário do Córrego Frio foi Francisco Fernandes Villar que obteve a Carta de Sesmaria, de meia légua de terras em quadra, numa paragem nas Cabeceiras do Córrego Frio, que deságua no Piçarrão. O documento foi assinado por Luís Antônio Furtado de Mendonça, Capitão General da Capitania de Minas Gerais, em Vila Rica de Nossa Senhora do Pillar do Ouro Preto, em 25 de junho de 1796.

Mais tarde, outra família também se fixou na região, advinda de São Miguel do Piracicaba. Era o casal Joaquim Martins Teixeira da Motta e Maria Mathildes de Araújo, casados em 1845.

Através do tempo o patrimônio desta família foi sendo desmembrado entre os herdeiros.

Foi Joaquim Martins de Araújo casado com Luciana Umbelina Carneiro quem construiu a fazenda do Córrego Frio - Baú, onde faleceu em 1925, com 75 anos de idade. Entre seus filhos, podemos citar Maria Martins Carneiro e Rita Martins Carneiro

Maria Martins Carneiro casou-se com Lindolpho Martins de Araújo. O casal construiu a fazenda que atualmente se chama “Amaralina”, cujo proprietário atual é Marcelo Abdala.

Rita Martins Carneiro casou-se com Laurindo Martins Carneiro. Eles construíram a fazenda que atualmente é denominada “GT”– iniciais do nome do atual proprietário “Gilberto Thomaz”.

Atualmente o Córrego Frio conta com pouco mais de 10 casas, espalhadas numa região genuinamente mineira. Segundo soubemos, alguns moradores mudaram-se de lá nos últimos anos, diminuindo ainda mais a população ali residente, mas isso não impede que o espírito de comunidade interligue os esparsos habitantes.

Estivemos com D. Onofra Rodrigues Gomes, proprietária do sítio Boa Esperança há aproximadamente 30 anos e que viveu as transformações trazidas pelo progresso.

A energia elétrica foi instalada em 1996. As crianças frequentam as escolas da cidade, conduzidas pelo escolar municipal. A saúde é cuidada no Posto de saúde de Bom Sossego, além da assistência dos agentes do Programa de Saúde Familiar.

A água, abundante e boa, é abastecida pelas nascentes da região.

D. Maria Anastácia Ribeiro, nascida em 1922, portanto hoje com 89 anos, também é uma digna representante da comunidade, apesar de estar residindo bem mais embaixo, na estrada do Piçarrão. Diz ela que, nas chuvas de 1979, após várias tempestades seguidas, a casa em que ela morava foi inundada pela enxurrada, obrigando-a a sair de lá às pressas. Desde então ela e a família mudaram-se de lá.

A assistência religiosa lá chegou através do Pe. Aristeu, na década de 1990. A partir daí, uma vez por mês, o padre e/ou um ministro, em dia previamente agendado, comparecem para a celebração da missa, em uma das residências. É uma ocasião em que se unem o social e o espiritual, pois os moradores da comunidade são convidados pela família-sede da celebração e, após o ofício, compartilham uma saborosa refeição temperada com muito carinho e amizade. O padroeiro da Comunidade é São Caetano.

Em 2009, na época das Missões Populares, ainda havia a pretensão de se construir uma capelinha na região e, para isso, Júnia Paiva, proprietária da Fazenda Rodeio, separou um lote, na beira da estrada, para esse fim. Fincaram ali o Cruzeiro das Missões, circundando-o com uma bonita cerca pintadinha de branco, calçando toda a sua base, tudo com muito gosto. Hoje, devido ao esvaziamento populacional, já não se cogita mais na construção da capela.

Devido à proximidade da Nova Era Sílicon, esta grande fonte geradora de emprego absorve a mão de obra disponível.

Fontes:

BAPTISTA FILHO, José - Adeus, São José da Lagoa