IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Igreja de Desembargador Drumond

Padroeira: Nossa Senhora de Fátima

Em junho de 1950, o Pe. Ilídio Hemétrio Quintão tomou posse em nossa Paróquia e registrou no Livro de Tombos um sumário da situação encontrada. Na folha 20, anotou que “Santo Antônio de Desembargador Drumond” ainda não possui capela. Foi iniciada a construção de uma, porém, muito pequena, num lugar muito alto e de acesso difícil. Os habitantes do povoado eram, na maioria, espírito-santenses ferroviários da E.F.V.M. Destoava da população tradicional de Nova Era a presença de pessoas de outras profissões religiosas como espíritas e protestantes, e mesmo de algumas que se diziam sem religião. Havia alguns casados civilmente e outros apenas amasiados. Padre Ilídio sentiu, logo, a necessidade de uma Capela e de uma assistência religiosa mais intensa ali.

Nota-se que a preocupação de se construir a capela já existia desde o vicariato do Pe. Antônio Mendes que, inclusive, chegara a adquirir, por quinhentos cruzeiros, um terreno para essa finalidade. Por estar mal localizado, o Pe. Ilídio trabalhou para conseguir local mais acessível e, “afinal, após vários anos de esforços, conseguiu da CVRD o terreno para a construção da Igreja. A notícia decisiva chegou em 04/12/1957 e em 01/01/1958 se deu o lançamento da pedra fundamental. O trabalho de construção começou propriamente no dia 9 de janeiro”. O terreno doado possui 1670 m², localizado na rua Projetada 19. Foi vital para a construção da Igreja de N. Sra de Fátima a chegada do Pe. José Carlos Bruzzi de Andrade, nomeado Vigário Cooperador da Paróquia de Nova Era pelo bispo D. Helvécio Gomes de Oliveira, em 24/01/1957. Entusiasmado e cheio do vigor da juventude, lançou-se ao trabalho com a comunidade, orientando-a e canalizando esforços para a realização dos objetivos propostos. Assim, idealizou-se uma construção de 230 m², grande o suficiente para atender toda a população local.

Em 18 de maio de 1958, antes do término da construção do templo, a imagem de N. Sra. de Fátima, após sua bênção na Matriz, foi levada em cortejo e entronizada como Padroeira de Desembargador Drumond. A imagem é de madeira e foi adquirida em São Paulo, na Casa Aldo Bove. Possui também o grupo de três pastorzinhos, de gesso.

“Festa em D. Drumond no dia 2 de novembro (de 1958) – inauguração da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, começada no princípio deste ano. Amparados pela Divina Providência, sob o manto da Virgem Santa da Cova da Iria, os ferroviários e moradores de D.Drumond conseguiram a construção de sua Igreja.”

Fonte:

Livro de Tombos