IGREJA SÃO BENTO

O loteamento da Morada dos Heróis foi aprovado em  04/11/1990, gestão do prefeito Aristarco de Araújo

A história começou em 2004, numa conversa em que Padre Eugênio sugeriu a Cristiano Gonçalves a construção de uma igreja na comunidade Morada dos Heróis, mas foi Ângelo Nunes da Silva, 1º Coordenador do CPC da Igreja Nossa Senhora do Livramento, que entrou em contato com o Senhor Valter Fraga, responsável pelo serviço de patrimônio da Prefeitura Municipal de Nova Era e conseguiu a doação de um lote na Rua Vital Brasil, no Bairro. Ali seria construída a igreja, porém o lote deveria permanecer em nome de Ângelo Nunes da Silva  por um período de 10 anos, por se tratar de doação. Padre Eugênio doou o projeto arquitetônico  e uma  pequena imagem de são Bento.

Foi pedido a Cristiano que fizesse um levantamento na comunidade para definir qual santo seria o padroeiro, haja vista que Nossa Senhora já tinha sido eleita em muitas comunidades. Foi passada, de casa em casa, uma lista com os nomes de dois santos para apreciação da comunidade. São Bento foi escolhido com 50 votos, São Francisco teve 45 votos. A comissão inicial era formada por: Cristiano Gonçalves, José Paulo, Elizete, Maria da conceição Teixeira Cesário, Maria Aparecida Siqueira, José Roberto Mariano, Nilda Maria da Silva, Adriana Rodrigues Santos, Gilmar Aparecido Gomes, Sirlene Fátima Alcântara e outros.

O ministro Ângelo Nunes da Silva rezou a 1ª novena e a bandeira, recém-confeccionada, saiu da casa de Maria Aparecida Siqueira. Em 11 de julho de 2005 foi celebrada a 1º Missa, com a bênção do terreno. Houve ainda uma 2ª missa no lote, mas não foi tomada nenhuma outra iniciativa visando à construção. A comunidade ainda não estava preparada para a execução desta empreitada.

Durante uma visita pastoral de Dom Odilon, foi oferecido um jantar em casa de Ângelo Nunes da Silva que comunicou a Padre Eugênio que o terreno tinha sido invadido  por um morador. As tentativas de readquirir o lote foram em vão, uma vez que o invasor não aceitou nem mesmo uma indenização pela parte que já havia construído.

Sem solução, foi dado baixa nos documentos de doação e são Bento continuou sem teto. Numa das idas para reaver o lote, passando pela Av. Santos Drumont, João Irineu e Ângelo viram que havia um lote, no ponto central do Bairro, com uma casa em inicio de construção, porém inacabada.  A proprietária Dona Maria Anastácia Ribeiro não tinha interesse em terminar a construção e mudar para a localidade.

Foi feita uma reunião no dia 03/06/2008 entre o Padre Eugênio, os membros da Morada dos Heróis e do CPC da Igreja Nossa Senhora do Livramento para deliberar sobre o assunto e Pe Eugênio orientou-os a adquirir outro local.  O CPC da igreja Nossa Senhora do Livramento ficou encarregado de liderar os trabalhos. Nesta ocasião, Ângelo falou sobre o tal lote, e Pe Eugênio  deu sinal verde para as negociações com  D ª Maria Anastácia Ribeiro. Ao mesmo tempo João Irineu ficou com a responsabilidade de negociar com Marcelo Alves Alvarenga, neto da proprietária. Foram feitas várias tentativas, antes de D. Maria concordar em vender. Contou a favor de sua decisão o fato de ela ser católica e conhecida de Pe. Eugênio. O preço ficou acertado em R$ 15 000,00: uma entrada de R$8000,00 e mais 14 prestações de R$ 500,00. Para a entrada a Paróquia doou R$ 4.000,00, a comunidade São Bento R$ 3.800,00, Nossa Senhora do Livramento R$ 200,00. Foi lavrado um contrato de compra e venda em cartório.

As prestações restantes foram pagas com arrecadação do dizimo na comunidade e o que faltava era completado pela Igreja Nossa Senhora do Livramento, com grande empenho de D. Maria da Conceição Teixeira Cesário, que assumiu a responsabilidade de coletar e coordenar as coletoras para que a comunidade pudesse andar  .

Em dezembro de 2008, foi realizada a 1ª Semana missionária das Santas Missões Populares, e a 1º Missa foi celebrada pelo padre Valdenir, do lado externo, pois a construção era residencial, sem teto e sem acabamento. No dia 14/03/2009, foi realizada uma reunião do CPC da Igreja Nossa Senhora do Livramento na comunidade Morada dos Heróis para tratar da formação da equipe de trabalho para construção da Igreja. Esta reunião foi realizada na Creche Vicente Anselmo Martins e presidida pelo Padre Eugênio. Aí foi acordado o direcionamento dos trabalhos pastorais, que ficariam na responsabilidade de Ângelo Nunes. Após a reunião, o grupo se dirigiu em visita para o reconhecimento do local pelo Padre Eugênio.

Ficou definido que não seria demolida toda a construção, mas somente as paredes internas, que o pé direito seria aumentado e seriam colocadas colunas e cintas. O coordenador da construção foi João Irineu, tendo José Paulo como mestre de obra. Foram feitos vários mutirões para adequar a construção e boa parte da mão de obra de pedreiro foi doada por José Paulo.

Tão logo foi possível, foram iniciadas as celebrações, incluindo a procissão de Domingo de Ramos, Novenas. A ministra e vereadora Norma conseguiu obter da Prefeita Laura a doação das janelas que estavam sendo trocadas no prédio da Prefeitura. O telhado e 2  portas são de estrutura metálica, pagos pela Igreja Nossa Senhora do Livramento.

O piso foi doação da paróquia, assim como a compra de 10 bancos, a mesa do Altar, credência e cadeiras pastorais.

Em Julho de 2010, a paróquia fez a doação de uma nova imagem de São Bento, agora maior e mais bonita e realizou-se a 1ª festa  em honra ao padroeiro.  Agora, sim, São Bento tem teto. A Procissão saiu da casa de D. Zélia para a Igreja. Já com situação financeira mais estabilizada  haverá continuidade dos trabalhos, pois ainda falta muito para a comunidade ficar bem servida.

Até 20011, a celebração ocorria  no último sábado de cada mês. A partir de 2012, há missa em todo 2º domingo e na 4ª quinta-feira do mês.

A igreja fica situada na esquina da Av. Princesa Isabel com Santos Drumont, nº 233.

Fonte: Antônio Irineu

Ângelo Nunes