COMUNIDADE DO MATO DENTRO

Padroeiro: São Geraldo

Segundo Padre Pedro, em seu livro Amador Bueno, a fazenda Mato Dentro é tão antiga quanto a Fazenda da Vargem. Vem da época da mineração, portanto, da povoação de São José da Lagoa.

Em antigos documentos encontramos como proprietária, Silvéria Felisbina da Silveira, viúva de Joaquim Fernandes Villar, falecida em 1864, aos 70 anos de idade. O casal não tinha filhos. Ela deixou, em testamento, a Fazenda Mato Dentro para o afilhado José Pacífico de Azevedo.

Pelo documento sabemos que a fazenda produzia muitos barris de vinho, café, ovelhas, porcos, e também há referência ao maçame da construção onde morava Romão Fernandes Villar.

José Pacífico de Azevedo negociou a fazenda com Raimundo Martins da Costa, em troca de escravos.

Por várias gerações ela permaneceu na descendência desse Raimundo até que foi-se fragmentando em propriedades menores.

Quem nos conta a história da Capela do Mato Dentro é Tatiane Aparecida Crepalde, catequista da comunidade. Há vinte anos aconteceu a 1ª Missa na Comunidade Mato Dentro, presidida pelo Padre Tacílio, na casa de D. Lada a quem a comunidade agradece pela cessão sua de sua casa nestes vinte anos).

Desde então sonhávamos com a capela que seria em honra a São Geraldo devido ao grande número de devotos que tem em nossa comunidade.

O tempo passou depressa demais e a capela não saía do papel, todo mundo falava, mas ninguém dava o 1º passo, até que aconteceram as Santas Missões populares, em 2008. Cada comunidade precisava de um local para colocar o Cruzeiro. Foi um verdadeiro alvoroço, todos estavam preocupados, onde seria?

Foi então que um dos moradores, o senhor Antônio Jorge Crepalde, nos doou uma área.

Conseguido o terreno, precisávamos construir a capela. No início de dezembro de 2008 foi colocado o Cruzeiro, com muita festa e uma linda Missa, presidida pelo Padre Valdenir. Foi assim que nossa capela começou. A senhora Maria Araújo Crepalde, nossa querida Marina, se empenhou de corpo e alma para arrecadar fundos para a construção. Ela não desanimou um segundo sequer.

Nós contamos também com o pai dela, senhor Ildebrando Araújo, nosso dedicado pedreiro e o servente Geraldo Silvino da Silva. Juntos vêm tocando a obra desde o comecinho, cheios de entusiasmo. O povo, vendo nosso empenho, começou a nos ajudar. Vinham doações de todos os lados e assim foi surgindo a capela. Não temos nem como agradecer a todos que nos ajudaram, seja com doações, seja com mão de obra voluntária. Nosso muito obrigado e que São Geraldo interceda sempre por todos.

E hoje, graças a Deus e a São Geraldo, ela está de pé. Só falta o acabamento, mas daqui a pouco tempo ela estará prontinha. Sua inauguração foi no dia 16 de outubro de 2010 com grande festa.

Tatiane Aparecida Crepalde,

(Catequista do Mato Dentro).