Notícias

 

 
Artigo
17/09/2015

A Bíblia e o GPS

Palavra do Pároco

Padre Eugênio Lima


“Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Sl 118, 105)

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (Jo 14, 6)

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo 8, 12)

“Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8, 3). (Mt 4, 4)”

“Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade,
(Dt 30, 19)”

“Gravai, pois, profundamente em vosso coração e em vossa alma estas minhas palavras; prendei-as às vossas mãos como um sinal, e levai-as como uma faixa frontal ante os vossos olhos. Ensinai-as aos vossos filhos, falando-lhes delas, seja em vossa casa, seja em viagem, quando vos deitardes ou levantardes” (Dt 11, 18-19)

Desde sempre o homem procurou conhecer aquilo que estava além dele e procurou um meio de orientação para não se perder. Assim aprimoraram-se os meios de orientação e comunicação até chegarmos aos modernos satélites, verdadeiras obras da engenharia humana. E aquilo que era de uso exclusivo da NASA e de outros órgãos governamentais, agora está ao alcance de qualquer mortal. Estou falando do GPS (Global Positioning System-Sistema de Posicionamento Global). Ele te ajuda a se posicionar, ou seja, a saber onde está e, com um bom programa, você pode chegar a qualquer lugar sem precisar perguntar a ninguém, desde, é claro, que saiba usá-lo e seguir suas orientações. O aparelho, em geral, é um pequeno receptor que cabe em sua mão ou bolso, mas também pode vir instalado no celular que, além do receptor dos sinais dos satélites disponíveis, vem com o programa próprio para você se localizar.

Antigamente dizia: “Quem tem boca vai a Roma”. Hoje pode-se dizer: “ Quem tem um bom GPS e dinheiro vai a qualquer lugar e não fica perdido, desde que não se esqueça de carregar a bateria e saiba usá-lo.

A Bíblia serve para nos orientar no que diz respeito à moral e à ética e o GPS nos orienta para que saibamos onde estamos e para onde queremos ir. O GPS não faz milagres, você precisa saber usá-lo. A Bíblia também!

Você precisa saber fazer uso dela, deixar-se orientar por ela. Lendo e meditando a Bíblia você também vai saber se está perto ou longe do Reino de Deus e vai saber como chegar a Deus.

Se você não quer ficar desorientado quando for a algum lugar, tenha um bom GPS e aprenda a usá-lo.

Se você não quer ficar desorientado em sua vida, tenha uma Bíblia e leia, reze, medite, alimente-se dela, deixe-se guiar por ela em sua vida espiritual e material.

Que a Palavra de Deus o oriente, seja realmente uma luz para o seu caminho.

Quando você reza, você fala e Deus o escuta. Quando você lê a Bíblia, Deus lhe fala. Como você quer que Deus o escute se você não escuta Deus ou, quando escuta, finge que não é com você?

“Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera, não como ouvinte que facilmente a esquece, mas como cumpridor fiel do preceito, este será feliz no seu proceder”. (Tg 1, 25)

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não vos torneis endurecidos como em Meriba, como no dia de Massa no deserto, onde vossos pais me provocaram e me tentaram, apesar de terem visto as minhas obras”. (Sl 94, 7-9)

Se você quer aprender a rezar leia e medite os Salmos todos os dias.

Quer conhecer Jesus? Leia, medite os Evangelhos.

Que a Palavra de Deus oriente sempre o nosso pensar, falar e agir... Ouçamos a voz de Deus mesmo quando for difícil, dura de ouvir “Pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho” (Pr 3, 11s) (Hb 12, 6).


Axé,
Pe. Eugênio

 

:: Voltar ::

 
 
 

Paróquia de São José da Lagoa

Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano
Nova Era - MG