Notícias

 

 
Artigo
01/02/2016

Fomos criados por amor, com muito amor, por Deus!



Padre Eugênio Lima


Criados para amar, para viver como irmãos e irmãs.
Somos uma grande família?
Somos uma família?
O que é família? Um ajuntamento de pessoas que vivem debaixo do mesmo teto e vinculadas por laços sanguíneos?
O que é FAMÍLIA?
É muito mais do que simplesmente viver debaixo do mesmo teto e vinculados por laços sanguíneos. Vivemos todos na mesma Casa que chamamos de Terra/Mundo. Pertencemos á mesma espécie, filhos e filhas de Deus.
Vivemos como família?
Família é muito mais do simplesmente habitar o mesmo espaço.
Família é amor, união, cuidado... Numa Família de verdade há amor e cuidado, cuidado comum. Cuidado à vida, ao bem estar de todos e com a casa, espaço que habitam.

Somos família dos filhos e filhos de Deus, uma grande família.
Vivemos como família?
Numa família de verdade não há divisão, pois onde existe amor, existe respeito e compreensão. Este é o grande sonho de Deus ao nos criar: que vivamos unidos, que nos amemos que nos cuidemos, e também uns aos outros - que vivamos como irmãos e que cuidemos bem da nossa Casa Comum. Que vivamos conscientes de que esta Casa não é só nossa, é de todos nós, e que cada geração herda da outra os bens e os malefícios feitos a esta Casa. Casa que é de todos e para todos.
Cuidar desta Casa é tarefa de todos!
Que Casa queremos deixar para quem vier depois de nós?
Fomos criados à imagem e semelhança de Deus/Criador e recebemos a tarefa/missão de cuidar desta Casa, tornando-a cada vez melhor. Fomos criados por amor e para amar e assim, sermos presença de Deus no meio do mundo.
“CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”- este é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

QUARESMA, TEMPO DE PENITÊNCIA E CONVERSÃO!

Penitência pelos nossos pecados contra nossa Casa. Pecados que o mundo chama de crimes ambientais. Pecados/crimes contra a natureza, nossa Mãe e nossa Casa.
Como estamos cuidando de nossa Casa? Consumimos de maneira consciente? Procuramos recuperar os danos à nossa Casa Comum? Ou esperamos pelos outros e culpamos a Deus pelos desastres naturais que muitas vezes são consequência de nossas agressões à natureza?
Quaresma - conversão e penitência. Penitência e conversão.
Quaresma, tempo forte para experimentarmos a misericórdia de Deus.Tempo de conversão,de mudança de rumo e atitude.
Quaresma. Deserto.
Caminhada para fazer a passagem de modo simbólico, preparando para o dia da passagem definitiva, a que chamamos de morte, e que os santos chamam de passagem/entrada para a eternidade. Para fazer a caminhada no deserto não dá para levar muitas coisas. E até o pouco que levamos, com o decorrer da jornada, vamos percebendo que nem todas elas têm utilidade... E vamos abandonando-as pelo caminho até nos esvaziarmos totalmente, para fazermos a travessia/passagem pela porta estreita que nos conduz para a eternidade.

Esvazia–me, Senhor, pois muitas vezes me sinto como um grande balão inflado, pronto para explodir!
Esvazia–me do egoísmo...
Da inveja...
Do ciúme...
Dos apegos desordenados...
Do medo...
Do pessimismo.
Esvazia–me para que eu possa encher-me somente de Ti, Senhor!!!

E, assim vazio, possa fazer a travessia tranquila para a eternidade e sereno viver, enquanto estiver de passagem por aqui...

Amém!
Axé!


Pe. Eugênio Ferreira Lima; CR.

 

:: Voltar ::

 
 
 

Paróquia de São José da Lagoa

Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano
Nova Era - MG